sexta-feira, 18 de julho de 2008

Falando de Cinema - Crítica



Se fosse para definir o novo Batman em uma palavra, essa seria: perfeição.

Durante a sessão me perdi em alguns instantes entre o dever de ver o filme pelo lado crítico ou de me deliciar com tamanha grandiosidade. Sim, O cavaleiro das Trevas é um filme grandioso.
Não por causa do orçamento alto ou pela longa duração (2h30min), mas pela mudança no modo de ver e entender o o tal Cavaleiro as Trevas.

Nas ultimas vezes que o Batman foi as telas, foi dirigido por mãos talentossísimas que seriam Tim Burton e Joel Schumacher. Mas ambos não fizeram jus ao projeto que tinham em mãos, do poder que tinham de fazer algo grande. E jogaram isso fora com filmes bem abaixo do merecido pelos fãs do morcego.

O primeiro Batman de Christopher Nolan nos intruduziu de verdade ao que é o Batman, o herói movido pela raiva, obscuro, sombrio. Batman Begins foi o recomeço da série tão castigada pelos outros diretores.

Nesse segundo filme da série, o Batman se esqueceu do motivo de ter entrado no submundo, mas mesmo assim não deixou de lutar contra tudo aquilo que o amargurou e maltratou. E isso com certeza mostra o crescimento do personagem, crescimento notado pelos seus inimigos, que se mobilizaram em busca de um objetivo: Matá-lo.

Isso é o início. E como eles pretendem fazer isso é que dá a proporção real ao filme: Coringa. Não que eles quizessem o Coringa como aliado, eles tiveram que aceitá-lo.

O longa é marcado por atuações magistrais. Primeiro a troca bem feita de Kate "sem sal" Homes pela igualmente bela, mas super talentosa Maggie Gyllenhaal no papel de Rachel Dawes. Segundo pela excelente atuação de Aaron Eckhart, como o promotor de Justiça de Gotham City, Harvey Dent, mas esse já tem um talento natural de atuar e isso já foi provado no Batman Begins e terceiro pelas voltas de Morgan Freeman ( como Lucious Fox) e Michael Caine (como Alfred).

Agora a grande carta na manga de Christopher Nolan (com Trocadilho por favor) é ele, o Joker, o Coringa. Nunca, em nenhum dos outros filmes sobre o morcego vimos um vilão tão...vilão. Heath Ledger recriou o Coringa. Heath Ledger é o Coringa no seu real sentido. Esqueça aquele palhaço bobo e engraçadinho com armas que atiravam uma papel escrito "bang" das outras versões. O Coringa de Ledger é frio, anarquista, assassino, sombrio, obscuro, sarcástico, cruel e assustador. E tem apenas um objetivo: Ver o circo pegar fogo. Esse palhaço não atira "bangs" por aí, ele é sério e divertido, e sabe fazer um truque bem legal de mágica com um lápis.

Christian Bale manteve o nível do seu Bruce Wayne(muito bom, diga-se de passagem).

Harvey Dent, ao contrário da escuridão do Batman, é tudo aquilo que o povo de Gotham City precisa: esperança.Ele tem planos, tem um objetivo. E isso agrada muito Bruce Wayne, que por sua vez está mais rico, poderoso, e com mais tecnologia do que nunca.

Christopher Nolan criou uma maravilha. E ouso dizer que superou sua primeira arte. Batman - O Cavaleiro das Trevas supera o Batman Begins.

O filme é perfeito? Sim. Mas tem problemas? Sim também.
Primeiro: Será difícil superar esse longa, o que no meu ponto de vista, é sim um problema.
Segundo: o Papel do Coringa não terá uma continuidade com o talendo de Heath Ledger, falecido logo após o final das filmagens.

É isso aí pessoal. Agora é bater as assas, digo, correr pro cinema e assistir a essa maravilha de filme.

Namastê e Boa noite.

5 comentários:

Camila Nunes disse...

Já sabe q 10 vc tira na redação do vestibular né???
huahauhauah
Bjus
Camila

Anônimo disse...

Estou de boca aberta até agora! Nossa.. se o filme for isso tudo..
Mas também temos q avaliar que vc é um grande fã do Batman.. e eu do Tim.. ;]

Aiai.. vamos ver no que vai dar..
estou curiosa pra assistir esse filme!

Detalhe, passei o tempo todo me perguntando " será que ele vai revelar o final do filme?" como você sbe.. eu amo spoilers.. mas como o nome mesmo diz, ia estragar tudo!

Parabéns pelo blog!
:*

Anônimo disse...

Não sei pq não se engasgou com um milho de pipoca e morreu no cinema. ¬¬

D22 disse...

Disse tudo !!
Perfeito este filme, acabei de ver tem algumas horas e to loko pra ver novamente, a atuação do Heath Ledger merece mais um ingresso.

Sobre a Kate Homes ser trocada pela Maggie Gyllenhaal eu não curti, todas duas não fazem absolutamente nda durante os filmes (no caso begins e dark knight),na minha opinião, deveriam ter mantido a Kate so por Coerência, mais acho que o Tom Cruz não deixou (kkk) além de marido ele é obcecado por ela (quem não ficaria)!

Abraço !

ps: Curti o blog, tu manda bem nas escritas.

Renata Medeiros disse...

POWWWWWWWWWWW!!!
adorei o comentário do filme, muito bom mesmo!
Eu tô quase surtando de ansiedade pra assistir batman.
Era pra eu ter ido logo quando estreou, mas n rolou não, por causa do meu cursinho!
Fiquei sabendo que lotou absurdamente..arrisco a dizer que esse filme foi o mais esperado e vai ser [se já n é]record de bilheteria digna de guiness book!
muito loko mesmo..quando eu assiti eu volto aqui pra comentar tb!
XDDDDDD
bjaum